Muitos especialistas gostariam de saber por que é que os bebés choram tanto quando tomam banho, já que os pequeninos até pouco tempo viviam num ambiente aquático dentro do útero. O ambiente do útero é tranquilo, aquoso e escuro. Uma forma bem simples pode reproduzir um pouco daquela fase aconchegante do bebé dentro da barriga: o banho de balde.
No balde, a criança fica numa posição bem parecida com a que ficava no útero da mãe. Perninhas e bracinhos encolhidos, mas presos, como numa banheira comum. A água permanece por mais tempo quentinha e o pequeno pode ficar submerso do pescoço para baixo. Assim, o bebé fica mais tranquilo e até dorme durante o banho.
O banho de balde é indicado para os bebés que acabaram de sair da maternidade. São mais seguros principalmente quando os bebés começam a ficar em pé, tendo menor risco de escorregarem e se afogarem. As mães podem continuar com o banho de balde do seu bebé até quando desejarem ou até a idade que for confortável para mãe e bebé.
Há algumas dúvidas sobre qual o balde a usar: balde comum ou um específico para o banho de bebés. Alguns acham que o específico é só um apelo à marca. Outros especialistas dizem que o balde específico para o banho dos bebés tem uma segurança maior, pois já não há risco de corte, evitando que o balde derrape, e há um melhor centro de gravidade. Além disso, um balde de marca específica pode não liberar substâncias tóxicas que prejudiquem o bebé como um balde comum.